O nosso bacalhau e o bechamel são uma combinação impossível de perder. O toque final é gratiná-los no forno, já experimentou?

Ingredientes

BECHAMEL
200 g de farinha
2 l de leite
1 dl de azeite virgem extra
1 cebola picada
4 dentes de alho laminados

BACALHAU
6 postas altas de Bacalhau Terra do Bacalhau confitado*
6 cebolas em gomos
8 batatas grandes
Óleo para fritar q.b.

Preparação

BECHAMEL
Comece por fazer o molho bechamel. Refogue em azeite a cebola picada e o alho laminado, adicione a farinha e deixe cozinhar em lume brando. Deite depois o leite previamente fervido aos poucos e deixe engrossar até ficar com textura de creme. Reserve.

BACALHAU
Salteie a cebola em gomos até ficar translúcida e reserve. Frite em óleo quente as batatas aos quadrados. Numa tigela, misture a cebola, as batatas fritas, o bacalhau confitado lascado e o bechamel. Envolva com cuidado para não desfazer o bacalhau. Leve a gratinar e sirva.


*Para confitar bacalhau

INGREDIENTES
2 kg de Bacalhau Terra do Bacalhau (lombos)
300 g de pimento vermelho pelado
200 g de azeitona verde s/ caroço
10 g de poejos
10 dentes de alho laminados
1 folha de louro
Azeite virgem extra q.b.

PREPARAÇÃO
Coloque o bacalhau previamente demolhado e os restantes ingredientes num tabuleiro e coza em azeite (suficiente para cobrir todo o bacalhau) no forno aquecido a 150 °C durante 30 minutos. Lasque em seguida o bacalhau. Coloque o confitado ainda quente dentro de um frasco esterilizado e feche hermeticamente. Coloque-o numa panela com água, deixe ferver e, quando entrar em ebulição, deixe ferver por mais 15 minutos. Arrefeça rapidamente em água, não esquecendo que um frasco só aguenta 60 °C de diferença. Esta conserva mantém-se durante vários meses no frio.

 

Share This